Seir dialoga com catadores de Juazeiro do Norte sobre racismo e políticas públicas para grupos vulnerabilizados
23 de outubro de 2024 - 16:22 #SeirNoCariri ; IgualdadeRacial ;
Texto e Foto: Sara Sousa - Ascom Seir
Durante viagem ao Cariri, a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) visitou membros da Associação de Catadores e Catadoras de Juazeiro do Norte (ACCJ) com o objetivo de ampliar o debate do combate ao racismo e dialogar com esse grupo de trabalhadores e trabalhadoras que são impactados pela discriminação racial e social.
A secretária Zelma Madeira e a equipe da Seir dialogaram, na última sexta-feira (18), com a categoria sobre igualdade racial, direitos e acessos para a população negra e pobre a programas e serviços essenciais. A secretária titular da Seir destacou o importante trabalho ecológico e de preservação do meio ambiente desenvolvido por essas pessoas, em sua maioria negras, e o quanto é importante que eles sejam respeitados como profissionais e como pessoas pretas, pardas e pertencentes a comunidades tradicionais.
Para a secretária Zelma Madeira, conhecer de perto a realidade dos catadores e catadoras de materiais recicláveis e constatar o pertencimento étnico-racial e outros indicativos sociais do grupo é coletar dados que podem indicar fatores de vulnerabilidade social e auxiliar na formulação de políticas pra que elas sejam acolhidos e incluídas nos acessos a direitos.
“É importante saber, pois é aonde tem a maior pobreza e as maiores desigualdades estão entre a população negra. Há uma concentração grande entre eles de pessoas com dificuldades para acessarem direitos e políticas públicas. Então, a gente precisa saber dos catadores e catadoras, quantas são mulheres, quantos estudaram ou não estudaram, há quantos anos estão nesse trabalho e a pertença racial deles para a formulação de políticas”, explicou.
Esse é o segundo encontro que a Seir realiza com profissionais catadores de materiais recicláveis no Ceará, o objetivo inicial é fazer uma ação educativa para que esses profissionais compreendam sobre o reconhecimento étnico-racial, apresentem suas demandas, tirem dúvidas sobre a política de Igualdade Racial e em seguida a Seir faça esse levantamento de dados que vão subsidiar e elaboração de projetos e ações em parecerias com outras pastas para a ampliação das oportunidades para os catadores e catadoras de materiais recicláveis do Estado.