Seir participa do planejamento de Primeira Infância na SPS para dialogar sobre o combate ao racismo na infância
20 de novembro de 2017 - 14:30 #CombateAoRacismo #IgualdadeRacial #PrimeiraInfancia #Seir #SPS #teste
Texto Sara Sousa - Ascom Seir
Fotos: Sara Sousa(Seir)
/Cláudio Rocha (SPS)
A Secretaria da Igualdade Racial (Seir) participou da reunião do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará, da Secretaria da Proteção Social (SPS). No encontro, realizado nesta quinta-feira (13), na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP), durante a participação da Secretária Zelma Madeira, foi conversado sobre a importância de se ter o combate ao racismo na infância como umas das prioridades para o planejamento das ações governamentais e a integração das diversas secretarias do Estado para realizar ações integradas.
Para a secretária Zelma Madeira, é importante discutir o combate do racismo neste ano de 2023, que é o momento do planejamento: “Para nós, é importante, é um campo que a gente precisa tocar, precisa mexer. A gente já vem trabalhando com a SPS, com metodologia do trabalho com as famílias, mas as crianças possuem uma particularidade em uma sociedade racializada como é a nossa, que a gente está lutando para que não exista mais”, disse Zelma Madeira.
Equidade
A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, falou sobre a importância de se buscar a equidade racial e de gênero, pois o perfil socioeconômico e cultural do grupo que está inserido na extrema vulnerabilidade social do Estado são mulheres negras, pardas e famílias que possuem crianças na primeira infância. “Toda política precisa da focalização, 90% das famílias em vulnerabilidade social são pardas e negras. A gente precisa priorizar essas famílias que estão na extrema vulnerabilidade social e que possuem crianças na primeira infância, é justamente onde tem o maior prejuízo, pois são crianças que estão em pleno desenvolvimento”, disse Onélia Santana.
A coordenadora do Programa Mais Infância destacou que um dos nossos princípios do Mais Infância é trabalhar a equidade. “A gente sabe que governa para todos, mas dentro dessa governança a gente tem prioridades. A nossa preocupação é que a nossa infância, a nossa pobreza tem cara e tem cor, tem raça e gênero”, disse Dagmar Soares, coordenadora do Mais Infância.
A reunião da SPS antecedeu a 1º Oficina Multissetorial de Planejamento Estratégico da Primeira Infância. Participaram representantes das secretarias da Igualdade Racial, Saúde, Educação, Cultura, Cidades, Meio Ambiente, Segurança Pública, entre outros setores.
Mais Infância Ceará
Criado em agosto de 2015, defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. A iniciativa, que abrange os 184 municípios cearenses, tem a VISÃO de desenvolver a criança para desenvolver a sociedade, com a MISSÃO de gerar possibilidades para o desenvolvimento integral da criança.
Em janeiro de 2021, foi sancionada a lei que atualizou e consolidou a iniciativa como política pública de Estado. O novo documento substituiu o que estava vigente desde março de 2019, quando instituiu o Programa como uma lei estadual, promovendo e desenvolvendo ações intersetoriais para promoção do desenvolvimento infantil.